sábado, 8 de junho de 2013

UNA BELLA PASTA


Tomando lugar que era do Joy Joy (vide post "Bom gosto e transparencia"), no centro histórico de São José, fomos ao restaurante Dom Pompieri – Bombeiro em italiano (https://www.facebook.com/DomPompieri). Especializado em pratos italianos, resolvemos experimentar. O ambiente é o mesmo (ou extremamente parecido como era o Joy Joy, quando estava no centro histórico), ou seja, com baixa luminosidade, aconchegante e bonito.
Coincidentemente, pois não sabíamos disso, entramos justamente na inauguração do restaurante, sendo recepcionados com uma taça de espumante e duas fatias de bruschetta, uma de tomates frescos picados e temperados, e outra de shitake na manteiga (macio e saboroso). Ambos deliciosos, mostrando que os próximos pratos tinham tudo pra ser excelentes.
O menu do Dom Pompieri é acessível e variado, mas mantém um pouco de sofisticação, diferenciando dos restaurantes italianos mais comuns. Pedimos um prato para duas pessoas: tagliarini na manteiga e papelote com frutos do mar.
O prato era muito bem servido, e, o principal: estava delicioso. A massa estava no ponto certo e muito bem temperada, e os frutos do mar envoltos no papelote, com molho de tomate, estavam maravilhosos, saborosos, tenros e bem temperados. Combinaram perfeitamente com o tagliarini. Acompanhou-nos um vinho malbec argentino.
Mais do que satisfeitos, mas sempre com aquela vontade de comer a sobremesa, pedimos um tiramissú (pra comer em duas pessoas). Ele estava maravilhoso e deu vontade de repetir (R$ 18,00).
De brinde, como temos crianças, ganhamos um caminhão de bombeiros (nem precisamos explicar porque). O atendimento foi muito bom, com garçons atenciosos e educados.
Enfim, um excelente restaurante no centro histórico, que certamente recomendamos e voltaremos.
Convém salientar que fomos de táxi, a fim de bebermos sem precisar dirigir. No retorno, a dificuldade de achar um táxi foi grande, e preocupante, dado o horário de retorno. Em tempos de rigor contra a mistura volante e álcool, é preciso que as autoridades públicas pensem em transportes alternativos para que as pessoas não deixem seu lazer (especialmente gastronômico, dentre outros) por conta disso. Recado dado! 
 
 
 

sábado, 1 de junho de 2013

ALMOÇANDO EM BARCELONA


Em Barcelona, precisávamos encontrar um restaurante que satisfizesse nossa fome, mas sem descuidar do bom paladar.
Para a nossa sorte, conseguimos encontrar um ao lado das Las Ramblas. No início, pela proximidade de um local tão turístico, ficamos preocupados que a qualidade da comida fosse igualmente turística. Mas a surpresa foi boa!
Entramos no restaurante “Cent Onze (111)” (http://www.lemeridienbarcelona.es/es/centonze). Escolhemos o menu tradicional, ao custo de EU$ 22,90, o qual incluía entrada, prato principal, sobremesa e vinho à vontade... que delícia!
Pedimos de entrada um delicioso creme de legumes, e uma omelete com torradas, ambos extremamente bem temperados. Perfeitos para quebrar aquela fome inicial, mantendo intacto nosso paladar.
Um dos pratos principais que pedimos foi carré de cordeiro com batatas, cebolas e balsâmico. Com a carne tenra e saborosa, combinava perfeitamente com os acompanhamentos. Um prato que parecia simples trouxe um sabor muito sofisticado.
O outro prato foi uma repaginação da paella, com o arroz arbóreo na tinta de lula, além de mariscos na casca e camarão. Simplesmente maravilhoso, com sabor pesado, mas que combinava perfeitamente com um vinho tinto espanhol servido pela casa.
De sobremesa, pedimos um creme catalão e morangos ao chantilly caseiro com canela em pó. Ambos perfeitos, com o doce no ponto certo. O chantilly do morango não era enjoativo, pelo contrário, combinava perfeitamente com a fruta. O creme catalão, que lembra o tradicional creme brûleé, no qual se sente bem o sabor das especiarias.
Sorte que encontramos um excelente restaurante, na primeira porta! Recomendamos!