domingo, 28 de abril de 2013

UM BOM BACALHAU!





 
Em São Paulo, fomos visitar o restaurante português “Da Terrinha” (www.restaurantedaterrinha.com.br), situado na Avenida Pavão, Bairro Moema. Com local aconchegante e garçons simpáticos, chama atenção as paredes com curiosidades sobre Portugal, até mesmo piadas de portugueses.
Fomos recebidos com algumas cortesias, tais como bolinhos de bacalhau, que se apresentaram deliciosos, talvez os melhores que já comemos. Sequinhos e com o recheio do autêntico bacalhau, temperado na medida certa. Também pasteizinhos recheados com bacalhau às natas, certamente o melhor já experimentado até hoje, diferente de todos que já comemos. E, finalmente, alguns pães acompanhados de manteiga (uma delícia) e azeitonas pretas.
Como prato principal, pedimos um bacalhau às natas e um risoto de pinhão com cogumelos. O bacalhau às natas veio numa travessa bem servida para uma pessoa, com a superfície gratinada e um recheio maravilhoso. Leve, e com o sabor bem acentuado do bacalhau, mas o sal característico de pratos semelhantes, consegue dar cor ao paladar, com sabor peculiar. Por sua vez, o risoto de pinhão com cogumelos, veio com vários champignons (paris), shimeji e shitake, porém, faltou o legítimo pinhão. Muito bem servido o prato e muito saboroso.
Os vinhos que nos acompanharam foram os “Terra-plana” e “Quinta da rapariga”, ambos excelentes, mas o melhor é o primeiro (realmente muito bom). Vale dizer que a carta de vinhos só traz vinhos de Portugal, e os preços partem de cerca de R$ 80,00.
Quando chegou a hora das sobremesas, fomos surpreendidos com a excelência de seus sabores. Experimentando uma espécie de menu degustação, conseguimos nos deliciar com cada uma delas (siricaia, mousse de chocolate, arroz doce e nata do céu). Difícil de saber qual era o melhor. A siricaia tinha simplesmente um gosto maravilhoso, sem chegar ao doce extremo, mas com aquele sabor acentuado de uma pequena torta. A nata do céu era leve, saborosa, deixando aquela vontade de comer mais e mais. De igual forma, o mousse de chocolate e arroz doce. Sentimos falta do famoso pastel de Belém ou mesmo de Santa Clara.
Enfim, ficou a vontade de voltar. Alguns itens do jantar nos deixaram com muita, mas muita vontade que estivessem mais próximos de nós. Recomendamos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário